Secretarias

Agricultura e Abastecimento

Apresentação

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento é responsável por executar a política municipal da agricultura, agropecuária, agroindústria, cooperativas, eletrificação e telefonia rural, bem como toda a política de fomento e desenvolvimento do interior do município.

As unidades da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento possuem as seguintes competências:
O Departamento de Conservação dos Próprios Públicos coordena e supervisiona a manutenção, conservação e reparação dos imóveis públicos.

O Departamento de Agricultura, Pecuária e Assistência Técnica tem a responsabilidade de supervisionar e coordenar os trabalhos de assistência técnica nas áreas de viticultura, fruticultura e olericultura e nas interpretações de análises de solo; assistir e orientar as atividades dos dias de campos e as palestras informativas; coordenar os serviços e programas de subsídios e incentivos destinados à agricultura e à pecuária; controlar e promover atividades relacionadas às criação de animais, inseminação artificial e campanhas de vacinações. Responsável: Diogo Terres - Telefone: (54)3292.1722 Ramal 251 - E-mail: diogo.agricultura@floresdacunha.rs.gov.br 


A Divisão de Viveiro e Horto Florestal coordena e executa a política paisagística e de reflorestamento do município, através da produção e distribuição de mudas de essências florestais destinadas ao reflorestamento e mudas de flores destinadas ao embelezamento de praças, jardins, trevos de acesso e outros locais da cidade. Responsável: Marlene Andrade - Horário de atendimento ao público: das 7h30min às 8h e das 16h45min às 17h15min de segunda a sexta-feira

A Divisão de Combate ao Borrachudo coordena e executa a política sanitária municipal, visando o controle do mosquito borrachudo através de programas de orientação, distribuição de produtos químicos e acompanhamento e avaliação de resultados.
O Setor de Telefonia Social Rural coordena e supervisiona os serviços de manutenção nas centrais telefônicas do município e nas redes de ramais ligados às centrais telefônicas e telefones de discagem direta (DDD). 

Desde 2001, a Prefeitura Municipal de Flores da Cunha, conta com uma Estação de Aviso Agroclimático.

O equipamento está instalado nas proximidades do Centro Administrativo Municipal e, a partir de janeiro de 2002, passou a operar definitivamente, com os seguintes sensores: Direção e Velocidade dos Ventos; Molhamento Foliar; Radiação Solar; Umidade Relativa do AR, Temperatura do Solo; Temperatura do Ar; e, Precipitação Pluviométrica.

O principal objetivo de todo este investimento é a possibilidade de, no período de desenvolvimento vegetativo da videira, divulgar diariamente os Avisos Fitossanitários para os viticultores do município. Nestes avisos, todas as manhãs são informadas as condições climáticas ocorridas nas 24 horas anteriores e o índice de favorabilidade de ocorrência do Míldio (Plasmopara viticola), principal doença fúngica do ciclo vegetativo da videira. De posse desta informação, o viticultor pode racionalizar as pulverizações com agrotóxicos nos seus vinhedos, reduzindo custos e agredindo menos o meio ambiente.

Com base nas comparações realizadas até a presente data podemos afirmar que as variações constatadas são pequenas, tornando validos os dados divulgados nos Avisos Fitossanitários. Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail jones.agricultura@floresdacunha.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3292.1722, ramal 251.

Horário de atendimento dos departamentos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento: das 8h às 11h45min e das 13h15min às 17h30min de segunda a sexta-feira

Horário de atendimento ao público do Viveiro e Horto Florestal Municipal: das 7h30min às 8h e das 16h45min às 17h15min de segunda a sexta-feira. 

Local de atendimento: Centro  Administrativo - Prefeitura de Flores da Cunha

Rua São José, 2500 - Flores da Cunha - RS - CEP 95270-000 - Caixa Postal 39
 

Comentar

Fechar
*Não será divulgado.