Secretarias

Educação, Cultura e Desporto

Apresentação

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto executa política educacional no município, com jurisdição na área da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Departamento de Educação:

* Setor Pedagógico:Coordena e assessora as escolas da rede pública municipal, norteando a proposta pedagógica e auxiliando no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, considerando aspectos físicos, humanos e de desenvolvimento do ensino.

* Setor de Educação Infantil: Administra e coordena a Central de Vagas subsidiadas pelo poder público nas escolas particulares de Educação Infantil.

* Central de Vagas: Realiza cadastro e procede encaminhamento de alunos excedentes do seu zoneamento escolar.

* Setor de Recursos Humanos: Organiza e supervisiona o quadro funcional das escolas municipais, coordenando a efetividade dos mesmos. Também é responsável pelos contratos emergenciais e pelo regime especial de trabalho de professores e funcionários e procede o encaminhamento de documentos diversos referentes à vida funcional dos servidores da Educação.

* Setor Administrativo: Planeja e acompanha a aplicação dos recursos financeiros da Educação, auxilia na escrituração escolar, cadastro e execução de projetos federais, elaboração e encaminhamento de documentos diversos.

* Setor de Transporte Escolar: Regula os itinerários da zona urbana e rural, visando facilitar o acesso dos alunos às escolas.

* Setor de Merenda Escolar: Responsável pela elaboração de cardápios e aquisição e distribuição de alimentos para as escolas da rede municipal e estadual de Flores da Cunha; também promove a capacitação das merendeiras para o adequado e seguro preparo dos alimentos. Trabalha com a inserção de produtos integrais, orgânicos e provenientes da agricultura familiar, o que estimula a economia local e regional, além de garantir alimentos mais frescos e de melhor qualidade nutricional. Além destas ações, realiza o acompanhamento nutricional dos alunos e formula projetos de educação alimentar com o objetivo de promover saúde, otimizando o rendimento e aprendizado escolar.

Departamento de Cultura:

O Departamento de Cultura elabora e executa projetos que visam o desenvolvimento cultural do município, estimula, na comunidade, a participação em eventos culturais de música, dança e teatro, valoriza a arte produzida pelos munícipes de Flores da Cunha, oferecendo cursos de desenvolvimento em várias modalidades artísticas.

* Museu e Arquivo Histórico: Zela pelo acervo histórico do município, organiza e oferece cursos, palestras e exposições, promovendo o desenvolvimento de diferentes expressões culturais e de diversas áreas de conhecimento.

* Biblioteca Pública Municipal: Disponibiliza à população acervo bibliográfico para leitura, pesquisa e entretenimento.

Departamento de Desporto:

O Departamento de Desporto coordena as atividades desportivas à população, elabora e executa o Calendário Esportivo do município. Proporciona atividades de recreação e lazer à clientela escolar.

NIAE:

O Núcleo Interdisciplinar de Apoio Educacional oportuniza ao educando com Necessidades educacionais especiais avaliações, encaminhamentos médicos especializados e atendimentos nas áreas psicopedagógica, pedagógica, psicomotora, psicológica, fonoaudiológica e social, possibilitando o desenvolvimento de suas potencialidades para a inclusão social e escolar, através do serviço de apoio ao aluno e à comunidade escolar.

Os Centros Educacionais atendem no contraturno escolar crianças e adolescentes que frequentam escola de ensino regular, proporcionando apoio pedagógico, atividades esportivas, recreativas e artísticas.

Todas as ações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto são por uma Educação de Qualidade. Estas ações preveem:

- Educação Humanizada;

- Gestão Escolar Eficiente;

- Professores em constante formação;

- Recursos didático-pedagógicos atualizados;

- Estrutura física das escolas adequada;

- Psicologia Escolar nas escolas;

- Parceria Escola Família através do projeto Escola de Pais;

- Projetos que visam preparar o aluno para a vida.

Horário de atendimento da Secretaria: das 8h às 11h45min e das 13h15min às 17h30min de segunda a sexta-feira (no térreo do prédio da Prefeitura). 

Telefone: (54)3292.1722 Ramal 263 (recepção)

E-mail: recepcao.educacao@floresdacunha.rs.gov.br

Local de atendimento: Centro  Administrativo - Prefeitura de Flores da Cunha

Rua São José, 2500 - Flores da Cunha - RS - CEP 95270-000 - Caixa Postal 39
 

Horário de atendimento do Departamento Municipal de Desporto:  das 7h30min  às 11h30min e das 13h30min às 17h30min de segunda a sexta-feira - Telefone: (54)3292.4629 -  Endereço: Centro Municipal de Esporte e Lazer (R. Anúncio Curra, n° 2.500 -  junto ao Ginásio Poliesportivo Marcos João Pivotto).

Escolas municipais: 

- Escola de Educação Infantil Irmã Tarcísia: 3292.4472

- Escola se Educação Infantil Santa Teresinha: 3292.6049

- Escola 1º de Maio: 3292.1864

- Escola Benjamin Constant: 3292.1980

- Escola Francisco Zilli: 3279.1075

- Escola Leonel de Moura Brizola: 3292.5906

- Escola Rio Branco: 3279.5150
 
- Escola São José: 3292.2253
 
- Escola Tancredo de Almeida Neves: 3292.4342
 
- Escola Tiradentes:  3292.7818 
 
 

Comentar

Fechar
*Não será divulgado.