Secretarias

Saúde

Apresentação

A Secretaria Municipal de Saúde tem a responsabilidade de executar a política de saúde, bem como atividades relativas à melhoria das condições de saúde pública, através de trabalhos comunitários ou pela rede de postos de saúde pública; promover a orientação médica a pacientes mais necessitados, aplicando a legislação que lhe couber.

As unidades da Secretaria Municipal de Saúde possuem as seguintes competências:

A Diretoria de Enfermagem coordena, executa e avalia os serviços de enfermagem; prioriza necessidades dando o encaminhamento devido; orienta, supervisiona e administra a equipe de enfermagem nas ações relativas à saúde; organiza e dirige os serviços de enfermagem em suas atividades técnicas e auxiliares; participa na avaliação das necessidades de treinamento e aprimoramento científico, bem como na realização dos mesmos; planeja pesquisas; participa na orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes; presta consultoria; auditoria e emissão de parecer sobre a matéria de enfermagem; participa do planejamento, execução e avaliação da programação da saúde com vistas ao Sistema Único de Saúde; participa na elaboração de medidas de prevenção e controle sistemático de danos que possam ser realizados por membros da equipe de enfermagem; participa de programas de treinamento e aprimoramento de pessoal da saúde.

A Diretoria do PSF/PACS, coordena as equipes do Programa Saúde da Família – PSF e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, visando atender suas necessidades burocráticas, de forma a garantir o acesso aos serviços baseados na promoção da saúde e no fortalecimento do vínculo com a comunidade, pois entre os objetivos dos programas estão a melhoria da qualidade de vida da população e a consolidação dos sistemas locais de saúde e do Sistema Único de Saúde. Promove a reorganização do trabalho nas suas Unidades de Saúde de referência, substituindo práticas tradicionais e prestando assistência multiprofissional e integral; Estimula a participação e o controle social das atividades, a adoção de instrumentos de acompanhamento e avaliação dos resultados e o cadastramento das famílias.

O Departamento de Zoonoses, coordena o Centro de Controle de Zoonoses e promove o desenvolvimento de ações objetivando o controle das populações animais, bem como a prevenção com o desenvolvimento de programas específicos de controle da natalidade, e serviços de educação promovendo campanhas para esclarecimento aos proprietários de animais dos meios corretos de manutenção e posse de animais, bem como os mecanismos para controle de sua reprodução.

O Departamento Administrativo coordena e assessora a parte administrativa e burocrática da Secretaria, como aquisições, convênios, contratos, informática, recursos humanos, contábeis, prestação de contas, relatórios e outras atividades afins.

O Departamento de Saúde Geral coordena o programa de atendimento à população, visando atender os aspectos bio-psicossociais do indivíduo, com ênfase à saúde preventiva.

O Departamento de Assistência Médica coordena o atendimento médico realizado na Unidade Sanitária Municipal e supervisiona as consultas, encaminhamentos e outros procedimentos necessários ao restabelecimento da saúde.

O Departamento de Assistência Odontológica coordena e promove o desenvolvimento de programas preventivos e de tratamento da saúde bucal e executa atividades de atenção integral em odontologia.

O Departamento de Assistência à Mulher e à Criança coordena e promove o desenvolvimento de programas de atendimento na área da ginecologia, obstetrícia, puerpério e planejamento familiar, além de executar atividades de avaliação e acompanhamento do crescimento de crianças de 0 a 5 anos. 

O Departamento de Unidade Sanitária Municipal supervisiona e coordena os serviços prestados na Unidade Sanitária Municipal, buscando a eficiência no atendimento à comunidade.

O Departamento de Odontologia Preventiva coordena uma sistemática de atenção odontológica e o desenvolvimento de atividades educativo-preventivas, visando promover e manter a saúde bucal.

A Divisão de Fiscalização Sanitária coordena as atividades de vigilância sanitária na comercialização de alimentos e o controle das condições higiênico-sanitárias, visando a prevenção de fraudes e as contaminações.

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) caracteriza-se como serviço comunitário ambulatorial que integra o Sistema Único de Saúde (SUS). No município de Flores da Cunha, configura equipamento de atendimento em saúde mental, de responsabilidade da Secretaria da Saúde como lugar de referência e tratamento para pessoas que apresentam intenso sofrimento psíquico, preferencialmente, pessoas com transtornos mentais severos e/ou persistentes, ou seja, que apresentam grave comprometimento psíquico, incluindo os transtornos relacionados às substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e também crianças e adolescentes com transtornos mentais.
 
Horário de atendimento dos setores e divisões administrativas da Secretaria de Saúde: das 8h às 11h45min e das 13h15min às 17h30min de segunda a sexta-feira - Telefone (54) 3292.6800
Local de atendimento dos setores e divisões administrativas da Secretaria de Saúde - Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi (Rua John Kennedy, 2.151).  
 
Horário de atendimento do Centro de Atenção Psicossocial (Caps):  das 8h às 18h de segunda a sexta-feira - Telefone (54) 3292. 5372 - Endereço: Rua Professora Marial Dal Conte, n° 2.807.
 
Horário de atendimento da Farmácia Municipal : das 8h às 11h45min e das 13h15 às 17h45min. Endereço: Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi (Rua John Kennedy, 2.151, centro) .
 
Unidades Básicas de Saúde do Município
 
Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi (Rua John Kennedy, 2.151 – (54) 3292.6800) horário de atendimento: das 7h às 22h, de segunda sexta feira e em regime de plantão no fim de semana, das 7h às 19h nos sábados e domingos. 
 
Unidade de Saúde do Bairro União -  ( Rua Anúncio Curra nº 3479 - (54) 3292. 4736).  Horário de atendimento:  8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. 
 
Unidade de Saúde do Bairro Pérola (Av. 25 de Julho _ Pórtico de acesso sul – (54) 3292.6900) - horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. 
 
Unidade de Saúde de Otávio Rocha (Rua Uva Itália, 1.173 – (54) 3279.1320) -horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. 
 
Unidade de Saúde de Mato Perso  (54) 3292.2249) - horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. 
 
Unidade de Saúde de Nova Roma (Rua das Rosas, 3.500 – (54) 3297.3259) - horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. 
 
Unidade de Saúde de São Gotardo (junto à passarela da RS-122 – (54) 3292.7056) horário de atendimento: 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

 

 

 

Comentar

Fechar
*Não será divulgado.