Secretarias

Saúde

Consultas, Exames, Ambulância

Consultas

Todo e qualquer cidadão pode ter acesso a consultas com clínico geral, pediatra,  ginecologista e enfermeiro. Para utilizar estes serviços, que são disponibilizados diariamente nas  UBSs,  basta se dirigir à Unidade Básica de Saúde  mais próxima à sua casa e apresentar documento de identificação (identidade, carteira de trabalho, certidão de casamento ou nascimento), comprovante de endereço e Cartão SUS.

Consultas Especializadas

Se após a realização da consulta o médico da Unidade Básica de Saúde  entender necessário o encaminhamento para especialista,  o próprio profissional o irá solicitar através de um formulário denominado Boletim de Referência-Contra-referência. Este documento deve ser entregue à equipe de Marcação de Consultas da UBS, que acessará a Central de Marcação de Consultas Especializadas*, que funciona junto  ao DACRA de Caxias do Sul, para realizar o agendamento. Feito o agendamento, o usuário é comunicado deste, pessoalmente ou por telefone. O encaminhamento para consulta especializada será nas referências ou ainda nos serviços contratados pelo município.

Exames

O acesso aos exames de laboratório e/ou de imagem são disponibilizados  nos serviços contratados, se dá através da solicitação do médico da UBS ou do médico especialista.  Somente os exames de imagem de média complexidade e os exames de alta complexidade necessitam de autorização do Serviço de Avaliação, Controle e Auditoria da SMS . Para a realização dos  procedimentos diagnósticos pertencentes à lista básica, basta apresentar a solicitação do médico do  SUS, no serviço ao qual o usuário foi encaminhado.

Ambulância

O Transporte de Apoio é um serviço que está destinado a transferência de pacientes crônicos, dependentes de oxigênio e restritos ao leito do seu domicílio.  A solicitação deve ser feita no Serviços de Regulação de Transporte da Secretaria Municipal de Saúde para avaliação e agendamento.
O paciente acamado, ou seja, aqueles que são transportados em macas, devem contar com familiares ou pessoas que possam auxiliar os funcionários deste serviço. O acompanhante deverá também auxiliar na remoção do interior da sua residência, até o veículo de transporte e vice-versa. É necessário a presença de (somente) UM  ACOMPANHANTE  para  o paciente, para assisti-lo tanto no transporte, quanto na consulta ou procedimento.
O Serviço de Transporte de Apoio atende se segunda à sexta-feira, das 8:00h às 17:30h pelo fone 3292 6800.

Serviço de Órtese e Prótese

Órtese são aparelhos ou dispositivos ortopédicos de uso externo , destinados a alinhar, prevenir ou corrigir deformidades, objetivando a melhora funcional do paciente. Prótese são peças ou dispositivos artificias usados para substituição de membro, órgão ou parte destes.
A Central de Marcação de Exames da SMS encaminham os pacientes para o Serviço de Órtese e Prótese, localizado junto a reabilitação física da UCS onde é realizado uma avaliação e cadastro e encaminha a solicitação dos usuários SUS destes materiais, que são fornecidos pelo estado. Quando há necessidade de transporte para a realização de moldes ou ainda retirada, a SMS viabiliza a remoção destes pacientes.

Urgência e Emergência 24 Horas em Saúde Mental

O acesso é feito diretamente no Hospital Fátima junto ao Pronto Socorro para pessoas em surto psiquiátrico, grave intoxicação, ideação suicida, entre outras sintomatologias que apresentam-se para intervenção urgente / emergente.

Comentar

Fechar
*Não será divulgado.