Secretarias

Saúde

Outros Programas e Serviços Prestados

Vigilância de Saúde do Trabalhador

A Vigilância de Saúde do Trabalhador tem por objetivo a promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho,  vislumbrando o controle de acidentes, doenças e agravos relacionados aos trabalho.
Serviços Prestados:

- Notificação dos agravos à saúde e os riscos relacionados com o trabalho, alimentando regularmente o sistema de informações dos órgãos e serviços de vigilância, assim como a base de dados de interesse nacional.

Doenças e Agravos Não Transmissíveis - DANTs

O Setor de DANTs tem a função de coordenar, fomentar, desenvolver estudos e pesquisas para identificação e monitoramento de fatores de risco(modificáveis e não modificáveis), análise e avaliação das ações de promoção da saúde, prevenção e controle de doenças crônicas não transmissíveis (doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças respiratórias crônicas, diabetes, entre outras). O objetivo é realizar a vigilância das doenças e agravos não transmissíveis. Dentre os fatores de risco modificáveis destacam-se o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a obesidade, as dislipidemias (consumo excessivo de gorduras saturadas de origem animal), ingestão insuficiente de frutas e hortaliças e a inatividade física. Realiza a vigilância das incidências de violência e acidentes,  reconhecendo sua magnitude e gravidade.

Serviços Prestados:
Na área de Prevenção da Violência:
- Recebimento, encaminhamento e digitação das Notificações de Violência de todos os serviços de saúde do Município de Flores da Cunha;
- Notificação de casos de suspeita ou confirmação de violência contra crianças, adolescentes, à mulher e ao idoso
- Informações dos casos notificados aos serviços para acompanhamento das famílias;
- Produção de informações sobre violência que auxiliem o planejamento das ações intersetoriais;
- Ações de sensibilização, mobilização, informação da população para a vigilância e prevenção da violência, promoção da saúde e cultura de paz.

Saúde da Criança

O programa Nascer Bem é  uma das estratégias na redução da morbidade e mortalidade infantil,  desenvolvida para subsidiar a organização e intervenção dos serviços da atenção básica e hospitalares, através da sistematização de ações de identificação, prevenção e acompanhamento principalmente dos fatores de risco relacionados à gestante e ao Recém-Nascido (RN). O Programa propõe a vinculação da mãe e do bebê à rede básica para acompanhamentos adequados desde os primeiros dias de vida até o segundo ano de idade. A equipe da criança na UBS identifica e monitora  seus RN, garantindo acesso, acolhimento, vínculo, responsabilização e resolutividade.

Objetivos específicos do programa:
- Reduzir o baixo peso ao nascer;
- Incentivar o aleitamento materno;
- Garantir a cobertura vacinal do esquema básico;
- Estimular o planejamento local de saúde, com garantia de aumento da cobertura e ações de qualidade ao pré-natal, a assistência ao recém-nascido e ao próprio planejamento familiar;
- Estabelecer integração entre a rede básica de saúde e a rede hospitalar, através de sistema de referência e contra-referência.

Programa Planejamento Familiar

Com atividades educativas, clínicas e aconselhamento de planejamento familiar, buscamos garantir o acesso de mulheres e homens em idade fértil a métodos e meios para regulação de sua fecundidade reversíveis e não reversíveis.  Através dessas ações, permitimos ao indivíduo uma familiarização com os métodos contraceptivos, o seu uso adequado e a programação de gestações. Dentre os resultados esperados com a iniciativa estão a prevenção da gravidez indesejada entre adolescentes, jovens e adultos, as reduções do número de abortos provocados e das mortes maternas decorrentes deles, bem como de potenciais gestantes de risco. O Planejamento Familiar é baseado na Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996 e preconizado pelo Ministério da Saúde. Para saber mais, procure o Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi.

Comentar

Fechar
*Não será divulgado.