Secretarias

Agricultura e Abastecimento

Projetos em andamento

Patrulha Agrícola
Têm o objetivo atender as demandas dos agricultores e moradores do interior do município em relação à infraestrutura de estradas de escoamento de produção e as internas das propriedades, assim como serviços que de alguma forma venham a melhorar as condições de trabalho para o agricultor.
São realizados serviços com retroescavadeira, patrolamento e cascalhamento.
Para melhor atender aos munícipes foi adquirida uma motoniveladora, uma retroscavadeira e três caminhões caçamba que junto com uma retroescavadeira já existente e um trator agrícola equipado com roçadeira articulada formam a patrulha da sede de Flores da Cunha.

Patrolamento e cascalhamento
Os agricultores devem se inscrever na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) para solicitar o serviço de cascalhamento ou patrolamento conforme a necessidade. Os técnicos da SMAA realizam uma vistoria e após, se necessário, é encaminhado o cascalho ou a motoniveladora para patrolar.
Conforme a Lei Municipal n° 2.791 de 22 de março de 2010, será concedida a isenção total dos serviços de manutenção (patrolamento e cascalhamento) das estradas de produção apenas uma vez ao ano. Caso sejam necessárias outras intervenções por ano, o agricultor deverá pagar o valor correspondente a 50% (cinquenta por cento) dos custos. 

Retroescavadeira
  Os Agricultores devem se inscrever na SMAA para solicitar o serviço de retroescavadeira, informando nome, telefone, comunidade e serviço desejado. As duas retroescavadeiras da SMAA passam pelas comunidades do município realizando os serviços.
 Quando as retroescavadeiras vão para uma comunidade elas ficam no local até terminar todos os pedidos. Após vão para a comunidade mais próxima realizando novamente todos os pedidos e assim subsequentemente.

  Conforme a Lei Municipal n° 2.791 de 22 de março de 2010, será concedida a isenção total para o serviço de escavação destinado à construção de fossa séptica para saneamento do esgoto residencial de prédios edificados na área rural do município e para a canalização de esgotos pluviais (bueiros em estrada de produção). Os canos /tubos deverão ser fornecidos pelo agricultor solicitante.
  Para os demais serviços com retroecavadeira, será concedido um desconto de 40 % (quarenta) sobre o valor fixado do serviço hora/máquina.

Serviços nos Distritos
Os pedidos de retroescavadeira, patrolamento e cascalhamento do 1º distrito e 2º distrito de Flores da Cunha, Otávio Rocha e Mato Perso, respectivamente, devem ser agendados nas subprefeituras, pois cada uma possui insfraestrutura própria para a realização dos serviços.
Os serviços ocorrem durante todo o ano.

Subsídio a Serviços de Máquinas
O Programa de subsídio para serviços de máquinas realizados por terceiros a agricultores tem o objetivo de incentivar as atividades agrícolas.  De acordo com a Lei Municipal n° 2.791 de 22 de março de 2010, a cada ano os produtores rurais interessados no programa devem se inscrever na SMAA para solicitar o serviço de Trator de Esteira e Escavadeira Hidráulica com subsídio de 40% (quarenta) sobre o valor hora/máquina para os serviços de terraplanagem, grampeamento e destocamento; abertura de valas para drenagem; construção de açudes; construção de patamares e para abertura de estradas de produção.
O produtor deve informar-se da necessidade de haver licenciamento ambiental no local do serviço. Caso seja necessário, o produtor deve providenciar o licenciamento antes de contratar uma das empresas credenciadas para executar a obra. Após a execução, os técnicos da SMAA realizam vistoria e se o serviço estiver de acordo com as horas utilizadas e dentro das especificações ambientais exigidas por lei, é concedido o subsídio sobre o valor hora/máquina.
Prazos: Inicia em março.

Convênio Troca-Troca de Milho
Realizado por meio de parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento com a Secretaria de Agricultura do Estado. O convênio permite o repasse da semente de milho para o agricultor com um preço diferenciado, beneficiando os agricultores.
Prazos: Os produtores retiram as sementes em setembro, outubro, novembro e dezembro. O pagamento é realizado em abril do ano seguinte.

Mudas para reflorestamento
A municipalidade centraliza os pedidos dos agricultores para a aquisição de mudas de essências florestais. Os agricultores podem realizar o pedido de mudas de Acácia, Pinus, Cipreste e de várias espécies de Eucalipto.
Prazos: Os pedidos são realizados em julho e agosto e a entrega das mudas é realizada em setembro.

Mudas para pomar comercial
A Secretária de Agricultura e Abastecimento centraliza os pedidos dos agricultores para a aquisição de mudas frutíferas. Os agricultores podem realizar pedido de ameixeira, pessegueiro, pereira, cítricas, figueira, pequenas frutas, caqui, batata doce e frutíferas nativas.
O programa é destinado para os agricultores comprarem mudas com finalidade de produção comercial.
Prazos: Os pedidos são realizados de janeiro a abril e a entrega das mudas é realizada em julho.

Cadastro Ceasa
Todo agricultor que comercializa seus produtos no CEASA necessita realizar um cadastro assinado por um técnico e por uma entidade representativa. A SMAA junto com EMATER e STR disponibiliza este cadastro.
Prazos: Pode ser realizado durante todo o ano.

Inseminação Artificial
Oferecemos aos agricultores 50% do custo total dos serviços e materiais. Quando a fêmea bovina entrar no cio o agricultor deve entrar em contato com a SMAA pelo telefone 3292 1722, ramal 255 para agendar a inseminação.

Prazos: Pode ser realizado durante todo o ano.

Campanhas de Vacinação
A brucelose é uma zoonose causada pela Brucella abortus, caracterizada por causar infertilidade e aborto no final da gestação, afetando principalmente as espécies bovinas e bubalinas. A vacina é feita em fêmeas bovinas de 3 a 8 meses. A vacinação atende ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). A Secretaria de Agricultura e Abastecimento têm apoiado a campanha de vacinação da brucelose disponibilizando veículo e um funcionário para acompanhamento do Médico Veterinário responsável pela aplicação da vacina.
Para outras informações sobre a campanha de vacinação da Brucelose e para a marcação da vacinação entrar em contato com a SMAA pelo telefone 3292 1722/Ramal 261.
Prazos: Pode ser realizado durante todo o ano.

Criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento está em processo de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que tem como objetivo oferecer produtos de origem animal de qualidade; visando prevenir enfermidades que podem ser transmitidas pelos alimentos.

Programa Municipal de Combate ao Mosquito Borrachudo
O projeto possui aproximadamente de 360 aplicadores do larvicida biológico (Bacillus thuringiensis var. israelensis - BTI). Cada campanha utiliza 200 litros de produto, a SMAA desenvolve três campanhas de controle durante o ano.
A SMAA realiza a distribuição de larvicida de controle do mosquito borrachudo e de material informativo e preventivo, com orientação e acompanhamento durante as campanhas.
Prazos: Pode ser realizado durante todo o ano.

Incentivo a permanência do Jovem no Campo

Projeto Jovem na Zona Rural
Juntamente com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto é realizado nas escolas do interior com os alunos das 8ª série, buscando estimular os jovens para que conheçam o seu perfil profissional e quando este se enquadra na área agrícola, auxilia os jovens com orientações que permitem a continuidade das atividades realizadas pelos pais com maior inovação tecnológica.

Pronatec Campo
Atualmente, dois cursos técnicos gratuitos são disponibilizados por meio do Pronatec para a área rural: Agricultura Familiar e Operador de Sistemas de Irrigação. 
- Agricultura Familiar: possui o objetivo de instruir os agricultores no que se refere à administração de suas propriedade e na busca por novas tecnologias, com ênfase em agricultura orgânica e agroindústria. Possui carga horária de 200 horas;
- Operador de Sistemas de Irrigação: Tem o objetivo de instruir os agricultores na hora de planejar e executar um sistema de irrigação, com ênfase em irrigação para a fruticultura e olericultura. Possui carga horária de 160 horas respectivamente.
Ao todo, 55 jovens e agricultores se inscreveram na SMAA e irão realizar os cursos.
Previsão de início dos cursos em agosto.

Cadastro de Isenção da Praça de Pedágio de Flores da Cunha
Foram realizados via Secretária de Agricultura e Abastecimento o cadastro junto a EGR de aproximadamente 600 veículos para isenção do pagamento na praça de pedágio de Flores da Cunha, beneficiando os moradores e empresas do Travessão Salgado, Travessão Rondelli, e Capela São Liberais situadas ao redor da praça de pedágio.
Caso algum morador venda o veículo ou adquira um novo o cadastramento é realizado na SMAA, o mesmo deve vir até a secretária com documento de identidade, CPF, Recibo de Compra e Venda (CRV), Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e comprovante de residência dessas comunidades.
Durante todo o ano.

Flores da Cunha Florida
A equipe do Viveiro Municipal, que esta sob a coordenação da SMAA realiza durante o ano a manutenção dos jardins de praças, rótulas, canteiros centrais e centro administrativo.
A SMAA planta anualmente 31.000 mudas de flores nas praças, avenidas e acessos da cidade em duas épocas do ano (outono/inverno e primavera/verão). No viveiro municipal são produzidas e entregues a entidades e para os munícipes próximos a 60.000 mudas de flores.
No viveiro municipal recebemos visitas de escolas, desenvolvendo um trabalho educativo e ambiental junto às crianças.
Durante todo o ano.

Produção de Mudas Nativas no Viveiro Municipal
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento através de sua equipe técnica desenvolveu o
Manual Prático de Arborização Urbana para o Município de Flores da Cunha com objetivo de melhorar as orientações para atividades de arborização e poda.
Executamos o plantio, tutoramento, poda de condução e tratos culturais das árvores para arborização da cidade, além disso, são entregues em torno de 2000 mudas nativas aos munícipes.
Durante todo o ano.

Aquisição de um triturador de galhos
A SMAA apresentou projeto junto ao Conselho Municipal da Agricultura para aquisição de um triturador de galhos para reutilizar o material das podas. Os galhos triturados são decompostos e utilizados para adubar as árvores da cidade e as videiras dos canteiros centrais.
Realizado no outono e inverno.

Revitalização da Feira do Produtor
A feira do produtor foi revitalizada e passa a acontecer na Rua Garibaldi, próximo ao Kaquitu's Jack Lanches, sábado pela parte da manhã, entre as 7h30min e 12h e quarta-feira pela parte da tarde entre 13h e 18h.
A feira conta com um espaço novo com facilidade no estacionamento e produtos agrícolas frescos para o consumidor.
Nas quartas-feiras à tarde o viveiro municipal distribui mudas de flores e árvores para a população.  

Comentar

Fechar
*Não será divulgado.