Turismo

Rota dos Vinhos dos Altos Montes

A Prefeitura de Flores da Cunha, através da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviço promove a Rota dos Vinhos dos Altos Montes que foi lançada no dia 18 de novembro de 2011, durante o 23º Festival de Turismo de Gramado.

Organizada desde 2002, a Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (APROMONTES), reúne 11 empresas vinícolas de Flores da Cunha e Nova Pádua, que atualmente trabalham para serem contempladas com o registro de Identificação Geográfica (IG).

A rota turística possui vinícolas espalhadas na região de São Gotardo, centro da cidade e se estende até a região do Alfredo Chaves e Nova Pádua, com diversas vinícolas localizadas em áreas rurais dos dois municípios. Destaque para os grandes investimentos realizados em pesquisa vitivinícola, através da qualificação dos vinhos e de seus derivados, e em espaços enogastronômicos para acolher os visitantes e de modo especial os apreciadores dos bons vinhos e espumantes, desenvolvendo o potencial turístico da região.

Com o lema “Um Mundo de Descobertas”, os visitantes são convidados a conhecer as vinícolas, com as belezas naturais, das cascatas, da língua vêneta, da gastronomia, da fé e, sobretudo os vastos vinhedos dos dois municípios. A cultura herdada dos imigrantes se mistrura aos mistérios dos vales e colinas e se surpreende com a neblina que emerge do Rio das Antas. A cerca de 700 metros do nível do mar, o destino enoturístico passeia pelas duas cidades localizadas entre 150 e 165km de Porto Alegre.

A Rota Vinhos dos Altos Montes é comercializada com visitas de um ou vários dias, que podem ser complementadas com outros pontos turísticos dos dois municípios e com acesso a alta gastronomia de algumas vinícolas, ou aos tradicionais pratos típicos da culinária italiana, com destaque para o menarosto (assado de carnes) , prato oficial do município. A operação do serviço está a cargo da Fellini Turismo. O contato pode ser feito através do fone (51) 3216.6312.

Mais informações através do fone (54) 3292.3628 ou de endereço www.apromontes.com.br.

Onde vinícolas de Flores da Cunha e Nova Pádua integram a Rota dos Vinhos dos Altos (Apromontes).

Com a missão de divulgar a produção de vinhos finos, visando sua certificação de origem, divulgação e comercialização, a Apromontes incentiva a pesquisa vitivinícola, bem como a qualificação dos vinhos e de seus derivados e trabalha para desenvolver o potencial turístico da região.

Em sua elegância, as 11 vinícolas recebem grupos de turistas e apreciadores da bebida, permitindo que o visitante se integre ao mundo da produção do vinho.

Para obter mais informações sobre a Rota dos Vinhos dos Altos Montes, visite a Central de Atendimento ao turista e Show Room, na Rua Heitor Curra, 2231 – sala 02 – Centro – Flores da Cunha/RS, ou entre em contato pelo telefone (54) 3292.3628. A Central de Atendimento encontra-se aberta de segunda-feira à sábado. Acesse: www.apromontes.com.br



Presidente:  Eleida Mioranza Soldatelli
Vice-Presidentes: Julio Fante e José Venturini

Secretária: Débora Viapiana
1º Tesoureira: Ana Paula Panizzon
2º Tesoureiro: Clóvis Boscato

Conselho Administrativo: 
Presidente:  Jerônimo Mioranza
Conselheiros: Itacir Pelizzer e Volmar Salvador
Conselheiros Fiscais: Guerino Fabian e Deunir Argenta
 

Comentar

Fechar
*Não será divulgado.