Em Flores da Cunha a imunização vai ocorrer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, até o dia 1º de Junho
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe inicia nesta segunda-feira, dia 23, como estratégia do Ministério da Saúde para diminuir o impacto da doença em todo o país. Em Flores da Cunha a imunização vai ocorrer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, até o dia 1º de Junho. A orientação é para as pessoas procurarem o posto de saúde mais próximo, mesma regra para os moradores do interior do município. O Dia D, considerado a data mais importante de mobilização nacional, está marcado para o sábado, dia 12 de maio.
A meta da secretaria é vacinar 7.052 pessoas entre crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias depois do parto), idosos acima de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, portadores de doenças crônicas com prescrição médica, e professores da rede pública e privada.
A vacina protege contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A influenza, mais conhecida como gripe, é uma doença respiratória transmitida por meio de gotículas expelidas pela pessoa doente ao falar, espirrar ou tossir. A transmissão também pode ocorrer por fomites, (contato direto ou indireto com secreções nasofaringes).
Em comparação com 2017, não teremos nenhuma alteração em relação ao público que deve ser vacinado. A escolha desses grupos se deve ao fato de eles serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrerem mais com seus sintomas e desdobramentos.
Grupos Prioritários:
· Crianças de 6 meses a 5 anos (incompletos)
· Pessoas com mais de 60 anos
· Gestantes
· Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias
· Profissionais da saúde
· Professores da rede pública e particular
· População indígena
· Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide (portar laudo médico)
· Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia
· Portadores de trissomias, como as síndromes de down e de Klinefelter
Flores da Cunha, representada pelo vice-prefeito, Marcio Rech, pela... VER NOTÍCIA
O Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi está com... VER NOTÍCIA
A secretária de Saúde, Jane Paula Baggio, representou... VER NOTÍCIA
A construção da Unidade Básica de Saúde... VER NOTÍCIA
Nesta quarta-feira, dia 9, a Farmácia Básica do Centr... VER NOTÍCIA
O Banco de Sangue de Caxias do Sul (Grupo Pulsa RS), em parceria co... VER NOTÍCIA