O projeto tem o objetivo de estimular a permanência dos jovens no interior, mostrando a eles as potencialidades, as vantagens financeiras e profissionais
Os alunos do 9° ano das escolas municipais Rio Branco e Francisco Zilli na manhã desta quinta-feira, dia 24, realizaram uma visita técnica à agroindústria familiar Silber, em Otávio Rocha, como parte do projeto Jovem na Zona Rural. Também estiveram presentes as professoras e os representantes da Emater e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Os estudantes conversaram e tiraram dúvidas com a representante sobre suas experiências na estruturação do empreendimento e os desafios encontrados. Além disso, falaram sobre o funcionamento de uma agroindústria familiar e todo o processo de produção, desde a fruta até o produto final. Os alunos visitaram o setor de produção, a sala da câmara fria, a área de comercialização dos produtos e os pomares, para entender todo o cuidado que se deve ter em todo o processo, principalmente no manuseio e armazenamento das frutas.
Na quarta-feira, dia 23, foi a vez dos alunos das escolas municipais Tiradentes e Benjamin Constant, que visitaram a Agroindústria do Alexandre Scortegagna, em Alfredo Chaves. Já na manhã desta sexta-feira, dia 25, os alunos da escola estadual Antônio de Souza Neto visitam o empreendimento familiar Geni Zamboni, em Mato Perso.
Projeto Jovem na Zona Rural
O projeto, que é desenvolvido pelas Secretarias de Educação, Cultura e Desporto e da Agricultura e Abastecimento, tem o objetivo de estimular a permanência dos jovens no interior, mostrando a eles as potencialidades, as vantagens financeiras e profissionais. A formação é voltada para o empreendedorismo, uma vez que a política pública do município esta sendo aprimorada para as agroindústrias.
Os alunos ainda vão participar de estudos sobre a produção agrícola, gestão de propriedades rurais e visitas técnicas. No final do ano será apresentado por escola um projeto de empreendedorismo. Lembrando também que a Universidade de Caxias do Sul (UCS) está trabalhando na formação dos professores em parceria com o curso de engenharia ambiental.
O Calendário Esportivo de Flores da Cunha para 2026, organiz... VER NOTÍCIA
O InTec – Núcleo de Extensão Educacional dar&aa... VER NOTÍCIA
A Subsecretaria de Desporto de Flores da Cunha passa a atender em n... VER NOTÍCIA
O Tabajara venceu Os Fronteiristas por 3x0 e conquistou o Campeonat... VER NOTÍCIA
As finais do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, nas categori... VER NOTÍCIA
O Torneio Aberto de Vôlei de Quadra de Flores da Cunha ocorre... VER NOTÍCIA