menu
conteúdo principal

Notícias

01/10/2018
Saúde

Confira a programação do Outubro Rosa em Flores da Cunha


Destaque para a Caminhada do Outubro Rosa,que ocorre dia 27 de outubro, a partir das 14h, com saída do Clube Independente


O Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, as Unidades Básicas de Saúde e a Liga Feminina de Combate ao Câncer, com apoio da Secretaria de Saúde, vão realizar diversas atividades para comemorar o Outubro Rosa em Flores da Cunha. Encontros, palestras, visitas domiciliares, distribuição de informativos, caminhadas, bate-papos e agendamento de exames estão na programação deste mês que visa à conscientização e o combate ao câncer de mama.

Outubro Rosa

O "Outubro Rosa", como é conhecido o movimento, é referente ao laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. A mobilização começou nos Estados Unidos no começo da década de 90, com algumas ações isoladas. Atualmente, a ação acontece em várias cidades ao redor do mundo e é direcionada à conscientização das mulheres.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil (primeiro é o câncer pele não melanoma), totalizando 25% dos casos novos a cada ano. A estimativa do instituto é de que mais de 60 mil pessoas sejam descobertas com a doença no Brasil em 2018. Quando o diagnóstico é feito no início as chances de cura chegam a 90%.

 

Programação em Flores da Cunha

Centro de Saúde

20/10 – 8h as 12h: Encaminhamentos para exames de mamografia com o Dr. Márcio Rigotto

27/10 – 14h: Caminhada do Outubro Rosa – Saída em Frente em Clube Independente até a Igreja Nossa Senhora Aparecida ( na chegada depoimento especial com a Elisete Mariani Neumann – Especialista em processos educativos em saúde pelo Hospital Sírio Libanês; Mestre em Saúde Pública em Cuba e Professora da UCS).

UBS do PÉROLA

DIA 10/10 – 14h: Tarde do Chá Rosa na UBS, Palestra com o Dr. Márcio Rigotto e da Liga Feminina de Combate ao Câncer;

 DIA 16/10: Blitz no pórtico de entrada da cidade com distribuição de folders e informativos sobre o autoexame (período da manhã);

DIA 22/10: visita aos órgãos públicos da cidade para distribuição de folders;

UBS de São Gotardo

DIA 16/10 – 14h:  Bate-papo com as pessoas da comunidade/ equipe de saúde e membros da Liga Feminina de Combate ao Câncer na UBS. Com depoimentos de pessoas acometidas pela doença e no final do encontro os presentes sairão nas ruas da comunidade distribuindo balões cor de rosa e mensagens para chamar a atenção das pessoas sobre a importância da prevenção.

UBS de Otávio Rocha

DIA 05/10 – 14h: No salão comunitário de Otávio Rocha ocorre palestra com o ginecologista Marco Tulio Rohrig Zanchi. Em seguida bate-papo com a Liga Feminina de Combate ao Câncer. No decorrer da tarde também acontece o bingo para a comunidade, e entrega de brindes e lembrancinhas.

UBS de Nova Roma

DIA 18/10 – 14h: No Bar do Alemão ocorre bate-papo com Liga Feminina de Combate ao Câncer. Logo após sessão de cinema sobre o Outubro Rosa.

 - Durante o mês ocorre a vacinação do HPV nas escolas Antônio Soldatelli e Tiradentes.

- Consultas especiais com ginecologista com exames de mamografia

UBS do União

Dia 17/10 – 14h: Bate-papo com a Liga Feminina de Combate ao Câncer e café da tarde compartilhado.


OUTRAS NOTÍCIAS
19-10-2018

Show do Yangos acontece neste domingo, dia 21, na Feira do Livro

Uma das principais atraçõ...

VER NOTÍCIA
19-10-2018

Inicia período para limpeza no cemitério público

Com a proibição da reali...

VER NOTÍCIA
19-10-2018

Confira a programação do final de semana da 41º Feira do Livro

Prossegue neste final de semana as ati...

VER NOTÍCIA
DSC_0157
18-10-2018

Reunião do trade turístico apresenta o diagnóstico para a criação da identidade visual

A Secretaria de Turismo de Flores da C...

VER NOTÍCIA
18-10-2018

Shows, mateada e brincadeiras são os destaques da Tarde Festiva de Domingo na Feira do Livro

A 41º Feira do Livro de Flores da C...

VER NOTÍCIA
18-10-2018

Feira de Orquídeas ocorre neste final de semana na Praça da Bandeira

A Associação Orquiflores...

VER NOTÍCIA