Fórum Intermunicipal de Planejamento Turístico e Econômico - Painel Zona Franca Uva e Vinho, contou com a presença do deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados
O prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna, participou neste domingo, dia 10, do Fórum Intermunicipal de Planejamento Turístico e Econômico - Painel Zona Franca Uva e Vinho, realizado no Hotel & Spa do Vinho, em Bento Gonçalves. O evento contou com a presença de diversas lideranças políticas, e do setor da uva e do vinho, além do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).
O projeto da Zona Franca do Vinho, propõe a instalação de um regime tributário especial, restrito às atividades da cadeia vitivinícola da serra gaúcha, para que haja uma redução da desvantagem competitiva trazida pelos altos impostos. Esse regime será semelhante ao vigente na famosa e consolidada Zona Franca de Manaus, porém com algumas diferenças, já que será aplicado apenas às etapas do plantio e da colheita das uvas e à produção, ao engarrafamento e à venda dos vinhos. Lembrando que está matéria está arquivada na Câmara dos Deputados, sendo de autoria do ex-parlamentar gaúcho João Derley.
No encontro o presidente da Câmara defendeu o debate da questão tributária do país, citando o vinho como exemplo. “Vamos ter que discutir a situação tributária no nosso país, e o governo irá encontrar uma solução para a questão da tributação no setor do vinho. Através da reorganização tributária, o setor terá que voltar ter condições de competitividade com a Argentina, com Chile, com o Uruguai e com os países da Europa”, destacou Rodrigo Maia.
Flores da Cunha é o maior produtor de vinhos do país, com a expectativa nesta safra de ultrapassar os 120 milhões de litros. O prefeito florense teve a oportunidade de conversar pessoalmente com Rodrigo Maia, e destacar a importância econômica para toda região do setor vitivinícola. O prefeito de Nova Pádua, Ronaldo Boniatti, e o presidente na Associação Brasileira de Enologia (ABE), Daniel Salvador, também participaram do encontro.
Em reunião realizada na última quarta-feira, dia 18, ... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha reuniu-se nesta terça-feira,... VER NOTÍCIA
Diante das frequentes interrupções no abastecimento d... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha realizou, nesta quarta-feira, dia 8... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha estará fechada nos dias 25 d... VER NOTÍCIA
A administração municipal de Flores da Cunha disponib... VER NOTÍCIA