Encorajando Meninas, aprovado pelo CNPq, está investindo R$ 25 mil, visando despertar e desenvolver nas estudantes o gosto pela pesquisa e experimentação
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves foi uma das cinco escolas da Serra Gaúcha selecionada para participar como escola co-executora do projeto Encorajando Meninas em Ciências Exatas, Engenharias e Computação, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq - através do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. O projeto consiste em contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a inovação do País, por meio do estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação.
Visando a redução do impacto das desigualdades de gênero nas escolhas profissionais das estudantes de ensino fundamental e médio, participam do projeto cerca de mil estudantes. No município de Flores da Cunha, são mais de 60 meninas do Ensino Fundamental com idade entre 10 e 16 anos que participam das oficinas oferecidas no contraturno escolar. Além disso, o projeto visa à criação do Clube de Ciências e Astronomia, participação em Mostras Científicas e Tecnológicas, Bate Papo com Cientistas e Engenheiros. As oficinas oferecidas abrangem principalmente as áreas de Ciências Exatas (Matemática, Física, Química e Astronomia), Biologia, Engenharias (Materiais, Robótica & Automação, Energia, Meio Ambiente) e Informática (Robótica sustentável, construção de websites e blogs e criação de histórias, jogos e animações).
Uma das atividades principais do projeto é desenvolver projetos científicos visando despertar e desenvolver nas estudantes o gosto pela pesquisa e experimentação, com o propósito de solucionar problemas existentes no meio em que vivem. O projeto que é coordenado por uma equipe de professores da Universidade de Caxias do Sul - UCS e é coordenado na escola pela professora Graziele Dall’Acua, e já concedeu três bolsas de Iniciação Científica Júnior, totalizando um benefício de R$ 25 mil.
O Calendário Esportivo de Flores da Cunha para 2026, organiz... VER NOTÍCIA
O InTec – Núcleo de Extensão Educacional dar&aa... VER NOTÍCIA
A Subsecretaria de Desporto de Flores da Cunha passa a atender em n... VER NOTÍCIA
O Tabajara venceu Os Fronteiristas por 3x0 e conquistou o Campeonat... VER NOTÍCIA
As finais do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, nas categori... VER NOTÍCIA
O Torneio Aberto de Vôlei de Quadra de Flores da Cunha ocorre... VER NOTÍCIA