menu
conteúdo principal

Notícias

09/09/2019
Saúde

Confira as ações do Setembro Amarelo em Flores da Cunha


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio caracteriza-se como grave problema de saúde pública, vitimando no mundo, uma pessoa a cada quarenta segundos


O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio que visa, por meio da informação, alertar a população sobre seus riscos, minimizar estigmas e prevenir novos casos de morte autoprovocada. As ações do Setembro Amarelo iniciaram no Brasil, no ano de 2015, por iniciativa do CVV - Centro de Valorização da Vida, CFM - Conselho Federal de Medicina e ABP - Associação Brasileira de Psiquiatria. EmFlores da Cunha as atividades estão sendo desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I Florescer.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio caracteriza-se como grave problema de saúde pública, vitimando no mundo, uma pessoa a cada quarenta segundos, sendo que cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida a cada ano. No Brasil, os dados também assustam: há um suicídio por hora, sendo que no ano de 2016 nosso país registrou 11.433 mortes por suicídio. Faz-se importante destacar ainda, que para cada suicídio, há muitas outras pessoas que tentam tirar a própria vida.

Possivelmente, os índices de suicídio são maiores do que os registrados, pois nem todas as mortes autoprovocadas são notificadas como tal. Há medo e vergonha de se falar sobre o assunto, o que torna o suicídio um mal silencioso. No entanto, a OMS afirma que a cada dez casos, nove podem ser evitados. Alguns sinais de alerta, frente a pessoas em sofrimento com risco para tal, podem ser citados: tristeza e depressão a maior parte do dia; desesperança, desamparo, desespero; perda do interesse nas atividades do dia a dia ou em atividades que antes geravam prazer; colocar negócios em dia e/ou distribuir pertences; ambivalência; impulsividade; falas como: “eu preferia estar morto” “os outros serão mais felizes sem mim”; dentre outros.

Os profissionais e serviços de saúde salientam que mostrar compreensão, acolhimento, interesse pela pessoa em sofrimento, é essencial para ajudar. É importante que as pessoas da família e amigos estejam abertos para ouvir, sem julgar. Uma escuta atenciosa, com empatia e aceitação auxilia na expressão dos sentimentos. Ao desconfiar que o familiar possa estar apresentando risco de suicídio, é importante procurar imediatamente um profissional ou serviço de saúde, como a Unidade Básica de Saúde – UBS, o Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, o Serviço de Psicologia ou ainda, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I Florescer.

 

Atividades em Flores da Cunha

- “flash mob”: será abordado sobre a campanha do Setembro Amarelo e distribuídas sementes de girassol para os pacientes que aguardam atendimento no Centro de Saúde Central. As sementes representam a vida e a saúde mental, com o intuito de mostrar que assim como as plantas devem ser semeadas, regadas e cuidadas para então florescer, nossa saúde mental da mesma forma precisa desses cuidados, constantes.

- Entrega de flyer informativo sobre o setembro amarelo (com dados, sinais e orientações) nas Unidades Básicas de Saúde.

- Entrega de material sobre temática, com orientações e dicas de como identificar e manejar tais situações nas diferentes áreas como: para educadores das escolas municipais e estaduais do município; para policiais; para imprensa; e ainda para profissionais da estratégia da saúde da família e agentes comunitários de saúde.

- No CAPS, a temática está sendo abordada com os pacientes em atendimentos individuais e ainda, em grupos e oficinas terapêuticas.

- Em matriciamento (reunião da equipe CAPS com as equipes das UBS) a temática será abordada junto as equipes.


OUTRAS NOTÍCIAS
27-02-2020

Organização disponibiliza novos ingressos para o Show de Michel Teló na Pista Vip

A comissão organizadora da Fena...

VER NOTÍCIA
feira (2)
27-02-2020

Jogo da FenaVindima 2020 está disponível em totens no interior do Parque da Vindima

O jogo das soberanas, intitulado “...

VER NOTÍCIA
27-02-2020

João Luiz Correa e Estilo Campeiro são as atrações do show da Rádio Solaris no domingo, dia 1º, na FenaVindima

A Rádio Solaris FM 99.1 traz ne...

VER NOTÍCIA
27-02-2020

Último Desfile de Carros Alegóricos da FenaVindima ocorre na tarde deste domingo, dia 1º, em Flores da Cunha

O último Desfile de Carros Aleg&o...

VER NOTÍCIA
DSC_1260
27-02-2020

Jogos de Colônia vão ser realizados na manhã deste domingo, dia 1º, na FenaVindima 2020

Os tradicionais Jogos de Colônia v...

VER NOTÍCIA
27-02-2020

Prosseguem as obras das fundações das novas salas de aula da Escola São José

As obras das estruturas da primeira et...

VER NOTÍCIA