O cemitério antigo da Capela São Martinho, no Travessão Martins, foi tombado historicamente em agosto de 2018
Com a presença de familiares, autoridades e imprensa, foi entregue na tarde do sábado, dia 31, revitalização e ampliação do espaço do Campo Santo dos Imigrantes. O cemitério antigo da Capela São Martinho, no Travessão Martins, se tornou o primeiro patrimônio histórico cultural tombado pelo município de Flores da Cunha, em agosto de 2018. Entre as ações realizadas no local estão a reconstrução da taipa que cerca o cemitério, o ajardinamento, o plantio de árvores, além da colocação de placas que contam a história do local. O trabalho foi realizado em parceria da prefeitura de Flores da Cunha com a Associação dos Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi. Antes da manifestação das autoridades e de parentes de pessoas sepultados no local, ocorreu uma missa, que foi celebrada pelo Frei Edson.
Histórico do Campo Santo dos Imigrantes
O “Campo Santo” está localizado ao lado da antiga estrada que ligava às famílias Gazzi e Panizzon, hoje substituída pela Estrada Municipal Ricardo Panizzon. O local possui uma cerca de “taipa” feita artesanalmente de pedras, além de covas subterrâneas, com sete palmos de fundura, pois até esta altura a terra era considerada benta, também é formado por diversas cruzes com desenhos em arabesco artesanalmente forjadas, características que o diferenciam dos demais cemitérios do município.
Além destas características, o Campo Santo dos Imigrantes da Capela São Martinho, possui outra curiosidade: o Limbo, construído fora dos limites bentos do cemitério, porém anexa ao mesmo, onde eram enterrados os não batizados, os desconhecidos e as crianças que morriam antes de ser batizadas.
Já as cruzes menores localizadas no fundo do cemitério, foram colocadas posteriormente, por volta do ano 2015, pelo senhor Plínio Mioranza, para marcar o local aonde foram sepultados os soldados da Revolução de 1923. Estes revolucionários provavelmente vinham da região dos Campos de Cima da Serra. Segundo depoimentos dos antigos moradores, estes soldados foram enterrados na Capela São Martinho, pois a Comunidade Alfredo Chaves não aceitou enterrá-los por estes serem contrários ao partido político apoiado pela comunidade.
Em 2016, os irmãos Liamar, Francisco Roberto, Paulo Renato, Ricardo e Jose Virgilio Venturini, filhos de Claudino Venturini e Oliva Caldart Venturini e descendentes de Domenico Caldart, adquiriram as terras aonde se localiza o cemitério, com o objetivo de preservar este patrimônio histórico, assim como a história da própria família. Agora o local foi desapropriado pelo município, que tornou o mesmo o primeiro patrimônio histórico e cultural, e recebendo a revitalização e manutenção.
Flores da Cunha foi reconhecida com o selo prata no Compromisso Nac... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Educa&cc... VER NOTÍCIA
O Campeonato Municipal de Futebol 7 de Flores da Cunha começ... VER NOTÍCIA
O período de cadastramento e recadastramento on-line para o ... VER NOTÍCIA
O piso da quadra do Ginásio Poliesportivo Marcos João... VER NOTÍCIA
Flores da Cunha integra a lista de municípios com escolas co... VER NOTÍCIA