Espaço funciona a partir de um sistema de doações de medicamentos
A Farmácia Solidária de Flores da Cunha completa, neste mês, 5 anos de funcionamento no município. Nesse período, já foram contabilizados mais de 11 mil atendimentos, com a distribuição gratuita de medicamentos à comunidade.
Instituída no Rio Grande do Sul pela Lei Estadual nº 15.339/2019, que criou o Programa Solidare – Farmácia Solidária, a iniciativa tem objetivos de cunho social, educativo e também ambiental. Além de garantir o acesso gratuito a medicamentos para quem não consegue adquiri-los, possibilita a destinação correta de medicamentos vencidos ou que não estão mais em uso, evitando riscos à saúde e impactos ambientais.
As farmacêuticas responsáveis pelo programa, Sara Cardoso Boscato e Aline Matté, ressaltam que a Farmácia Solidária cumpre um papel fundamental ao estimular o uso consciente dos medicamentos. “Com o repasse dos medicamentos em desuso, reduzimos o risco da automedicação e promovemos o uso racional, que é justamente o principal objetivo deste serviço”, destacam.
Para facilitar esse processo, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas farmácias Básica e Especializada, localizadas no Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, estão disponíveis caixas específicas para o descarte de medicamentos. Todo o material recolhido é encaminhado à Farmácia Solidária, onde passa por triagem criteriosa: os medicamentos em bom estado são disponibilizados novamente à população, enquanto os vencidos recebem o descarte ambientalmente adequado.
Para a retirada dos medicamentos reaproveitados, é necessário apresentar prescrição médica, documento de identificação, Cartão Nacional de Saúde do SUS e assinar o Termo de Ciência e Concordância do Programa.
Facilitando o acesso da comunidade ao atendimento, desde 2022, a Farmácia Solidária atende em novo endereço e com estrutura ampliada, na Rua Frei Eugênio, nº 2150, próximo ao Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi. No mesmo ano, o serviço que antes funcionava apenas nas quartas-feiras, passou a atender também segundas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30.
O prefeito César Ulian ressalta que, ao longo dos últimos anos, a Farmácia Solidária passou por melhorias que garantiram mais conforto e acesso à comunidade. “Hoje, celebramos 5 anos de um programa que une saúde, solidariedade e cuidado com o meio ambiente, gerando impacto real na vida das pessoas que mais precisam”, afirma.
A secretária de Saúde, Jane Paula Baggio, ressalta o papel do espaço como um serviço que integra cuidado e responsabilidade social. “A Farmácia Solidária é um exemplo de como a união de esforços pode transformar a realidade da comunidade. Garantimos acesso gratuito aos medicamentos, promovemos o uso consciente e damos a destinação correta aos que estão vencidos. É uma iniciativa que cuida da saúde das pessoas”.
Flores da Cunha, representada pelo vice-prefeito, Marcio Rech, pela... VER NOTÍCIA
O Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi está com... VER NOTÍCIA
A secretária de Saúde, Jane Paula Baggio, representou... VER NOTÍCIA
A construção da Unidade Básica de Saúde... VER NOTÍCIA
Nesta quarta-feira, dia 9, a Farmácia Básica do Centr... VER NOTÍCIA
O Banco de Sangue de Caxias do Sul (Grupo Pulsa RS), em parceria co... VER NOTÍCIA