Força comunitária e atuação das equipes municipais marcam reconstrução das áreas rurais atingidas pelo tornado
A Prefeitura de Flores da Cunha segue mobilizada na recuperação das áreas rurais afetadas pelo tornado que atingiu o município. A força-tarefa teve início na última semana e conta com o apoio das equipes da Prefeitura, por meio das secretarias de Agricultura e de Obras e Serviços Públicos, que trabalham diretamente na reconstrução dos parreirais danificados.
De acordo com o secretário de Agricultura, Jamur Mascarello, desde os primeiros dias os agricultores têm sido protagonistas do processo de recuperação. “Com espírito solidário e trabalho incansável, inclusive ao longo do fim de semana, os nossos agricultores se uniram para reerguer as estruturas atingidas. Dos 73 hectares de parreirais prejudicados, aproximadamente 50 já foram recuperados, resultado do esforço coletivo e da cooperação entre a comunidade”, afirma.
Além do esforço local, Flores da Cunha também recebeu o apoio de municípios vizinhos produtores de uva da região, que se mobilizaram para auxiliar na reconstrução dos parreirais.
Desde terça-feira, dia 16, o Exército Brasileiro auxilia nas ações. A mobilização foi articulada pelo prefeito, César Ulian, diante da dimensão dos prejuízos registrados no interior. Ao todo, 54 militares do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, sob o comando do tenente-coronel George Koppe Eiriz, atuam de forma integrada com os agricultores.
Em alguns pontos, os serviços já foram concluídos, enquanto outros seguem em fase final, contribuindo para acelerar a recuperação dos parreirais. A previsão é de que os militares permaneçam no município até o fim de quinta-feira, dia 18.
Desde o início dos eventos climáticos adversos, a administração municipal tem mobilizado diferentes frentes de apoio, envolvendo a Defesa Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha e órgãos estaduais, além da busca por recursos como horas-máquina, para garantir atendimento emergencial e a retomada das atividades no menor tempo possível.
Para o prefeito César Ulian, a resposta do município demonstra a força da união comunitária. “A força de um agricultor que não tem medo de recomeçar se multiplica quando vira força de comunidade. Os agricultores estenderam as mãos uns aos outros e mostraram que aqui ninguém enfrenta as adversidades sozinho. Assim, somamos esforços para garantir apoio e agilidade na recuperação dos parreirais”, enfatiza.
A administração municipal segue com seu compromisso d... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha intensificou, nesta quarta-feira, d... VER NOTÍCIA
Informações atualizadas em 10/12, às 9h, a... VER NOTÍCIA
Informações atualizadas em 10/12, às 9h, a... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha decreta luto oficial de três ... VER NOTÍCIA
A Prefeitura de Flores da Cunha estará fechada nesta quinta-... VER NOTÍCIA