menu
Portal Destaque
conteúdo principal

Agência FGTAS/SINE

Voltar para Desenvolvimento Social

Sistema Nacional de Emprego

O SINE é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego, viabilizado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Operacionalizado nas agências da FGTAS oferece os serviços de:

Intermediação de mão de obra para o mercado formal de trabalho – IMO

Esse serviço, prestado pelas agências FGTAS/Sine, cadastra trabalhadores desempregados, jovens, pessoas com deficiências também as vagas de emprego, disponibilizadas pelos empresários. A intermediação é gratuita, tanto para trabalhadores e empregadores.

Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS

Em convênio com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), fornece ao trabalhador o documento que o habilita a ingressar no mercado de trabalho. A CTPS é usada para obtenção da aposentadoria e dos demais benefícios da Previdência Social. Garante direito ao Seguro-Desemprego, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), auxílio-maternidade, entre outros direitos sociais. A carteira garante o registro da vida profissional do trabalhador e assegura a preservação dos seus direitos.

Seguro-Desemprego – SD

Encaminhamento do seguro desemprego.

Setor de Identificação

A Carteira de Identidade é um documento emitido pelo Departamento de Identificação – RS. O objetivo deste documento é identificar o cidadão garantindo-lhe sua individualidade nas mais variadas situações da vida em sociedade.

Solicitação: na Prefeitura de Flores da Cunha, junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, das 8h15min às 11h30min e das 13h30min às 17h15min.

Documentos necessários:

  • Solteiros: Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
  • Casados/Viúvos: apresentar Certidão de Casamento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
  • Separados Judicialmente ou Divorciados: apresentar Certidão de Casamento com a respectiva Averbação de Separação ou Divórcio original e legível ou cópia autenticada por Tabelionato (autenticação deve ser original).
  • Menores de 16 anos: além de apresentar a Certidão de Nascimento original, devem estar acompanhados de uma das seguintes pessoas: mãe, pai, avô(ó), guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes deverão portar a sua Carteira de Identidade.
  • Para todas as pessoas: o documento é emitido no novo modelo, integrado à Receita Federal, juntamente com o número do CPF. A documentação é a mesma informada acima, sendo obrigatório apresentar a certidão conforme o estado civil atual (original e não plastificada), CPF e comprovante de endereço. 
  • Pessoas que nunca tiveram carteira de identidade, estão incluídas no novo modelo.

Obs.: não é necessário trazer fotos. Documentos opcionais: Cartão SUS, Número da CTPS, Número da CNH, Título de Eleitor, Certificado Militar, PIS/ PASEP, Tipo Sanguíneo, Nome Social, CRM Médico e Número do CID para Doenças Específicas.

SINE – Sistema Nacional do Emprego

Responsável: Sandra Aparecida Camargo de Lima

E-mail: sine@floresdacunha.rs.gov.br

Telefone: (54) 3279-3600 – Ramal 266

Horário de Atendimento: 8h15min às 11h30min – 13h30min às 17h15min

Setor de Identificação

E-mail: identidades@floresdacunha.rs.gov.br

Telefone: (54) 3279-3600 – Ramal 246

Horário de Atendimento: 8h15min às 11h30min – 13h30min às 17h15min