menu
Portal Destaque
conteúdo principal

Diretorias e Departamentos da Saúde

Voltar para Saúde

Diretoria de Enfermagem: coordena, executa e avalia os serviços de enfermagem; prioriza necessidades dando o encaminhamento devido; orienta, supervisiona e administra a equipe de enfermagem nas ações relativas à saúde; organiza e dirige os serviços de enfermagem em suas atividades técnicas e auxiliares; participa na orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes.

Diretoria do PSF/PACS: coordena as equipes da Estratégia Saúde da Família – ESF e do Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde, visando atender suas necessidades burocráticas, de forma a garantir o acesso aos serviços baseados na promoção da saúde e no fortalecimento do vínculo com a comunidade, pois entre os objetivos dos programas estão a melhoria da qualidade de vida da população e a consolidação dos sistemas locais de saúde e do Sistema Único de Saúde.

Departamento de Zoonoses: coordena o Centro de Controle de Zoonoses e promove o desenvolvimento de ações objetivando o controle das populações animais, bem como a prevenção com o desenvolvimento de programas específicos de controle da natalidade, e serviços de educação promovendo campanhas para esclarecimento aos proprietários de animais dos meios corretos de manutenção e posse de animais, bem como os mecanismos para controle de sua reprodução.

Departamento Administrativo: coordena e assessora a parte administrativa e burocrática da Secretaria, como aquisições, convênios, contratos, informática, recursos humanos, contábeis, prestação de contas, relatórios e outras atividades afins.

Departamento de Saúde Geral: coordena o programa de atendimento à população, visando atender os aspectos bio-psicossociais do indivíduo, com ênfase à saúde preventiva.

Departamento de Assistência Médica: coordena o atendimento médico realizado na Unidade Sanitária Municipal e supervisiona as consultas, encaminhamentos e outros procedimentos necessários ao restabelecimento da saúde.

Departamento de Assistência Odontológica: coordena e promove o desenvolvimento de programas preventivos e de tratamento da saúde bucal e executa atividades de atenção integral em odontologia.

Departamento de Assistência à Mulher e à Criança: coordena e promove o desenvolvimento de programas de atendimento na área da ginecologia, obstetrícia, puerpério e planejamento familiar, além de executar atividades de avaliação e acompanhamento do crescimento de crianças de 0 a 5 anos. 

Departamento de Unidade Sanitária Municipal: supervisiona e coordena os serviços prestados na Unidade Sanitária Municipal, buscando a eficiência no atendimento à comunidade.

Departamento de Odontologia Preventiva: coordena uma sistemática de atenção odontológica e o desenvolvimento de atividades educativo-preventivas, visando promover e manter a saúde bucal.

Divisão de Fiscalização Sanitária:  coordena as atividades de vigilância sanitária na comercialização de alimentos e o controle das condições higiênico-sanitárias, visando a prevenção de fraudes e as contaminações.

 

Horário de atendimento dos setores e divisões administrativas da Secretaria de Saúde: das 8h às 11h45min e das 13h15min às 17h30min, de segunda a sexta-feira - telefone (54) 3292.6800

Local de atendimento dos setores e divisões administrativas da Secretaria de Saúde: Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi (Rua John Kennedy, 2.151).