menu
Portal Destaque
conteúdo principal

Educação Ambiental

CONCURSO CALENDÁRIO AMBIENTAL 2025

A Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente anuncia o Concurso do Calendário Ambiental 2025, com o tema dedicado ao Parque Natural São Francisco de Assis, em comemoração aos seus 15 anos de existência.

Uma novidade para este ano é a seleção dos desenhos por voto popular.

O concurso está aberto a todos os alunos da pré-escola até o nono ano do ensino fundamental e da APAE. Serão escolhidos 15 desenhos para compor o calendário.

Os autores dos desenhos selecionados serão premiados com um kit escolar.

As inscrições começam em 6 de maio e os desenhos devem ser entregues na Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente até o dia 28 de maio.

Acesse aqui o regulamento - REGULAMENTO CALENDÁRIO AMBIENTAL 2025 (11/04/2024 - retificado item 6.1)

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O programa de educação ambiental de Flores da Cunha iniciou em 2019, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da cidadania em relação ao meio ambiente. Em 2024, celebramos cinco anos de dedicado compromisso com a conscientização ambiental.

A educação ambiental, conforme definido pela Lei Federal nº. 9.795/1999 e Lei Estadual 13.597/2010, abrange os processos pelos quais indivíduos e comunidades constroem valores sociais, conhecimentos, atitudes, habilidades, interesse ativo e competência voltados para o meio ambiente, considerado bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Sob a supervisão da Diretoria de Meio Ambiente de Flores da Cunha, as atividades do projeto buscam desenvolver na comunidade a consciência dos problemas ambientais e estimulá-la a buscar soluções para essas questões.

Eixos Temáticos:

1. Escolas: Despertar nos alunos e professores a preocupação em conhecer e preservar o meio ambiente, adotando medidas práticas e sustentáveis.

2. População: Conscientizar e engajar as pessoas sobre a importância da correta separação dos resíduos sólidos.

3. Parque Natural São Francisco de Assis: Dedicado a atividades de educação e práticas ambientais, o parque permite que os visitantes participem de atividades educacionais e percorram trilhas ecológicas em meio à Floresta de Araucária. Este espaço representa não apenas um local de aprendizado, mas também um marco na celebração de cinco anos de compromisso com a educação ambiental em Flores da Cunha.

Assista o resumo das atividades da educação ambientalCLIQUE AQUI

Acesse os vídeos CLIQUE AQUI