Portal Destaque
menu
conteúdo principal

Departamento de Pecuária

Voltar para Agricultura e Abastecimento

Tem a responsabilidade de supervisionar e coordenar os trabalhos e programas de subsídios e incentivos destinados à pecuária; controlar e promover atividades relacionadas à criação de animais e campanhas de vacinações.

Responsável: Janaina Rodrigues Machado
Telefone: (54) 3279-3600 | Ramal 284
E-mail: sim2@floresdacunha.rs.gov.br
 

Campanhas de Vacinação
A brucelose é uma zoonose causada pela Brucella abortus, caracterizada por causar infertilidade e aborto no final da gestação, afetando principalmente as espécies bovinas e bubalinas. A vacina é feita em fêmeas bovinas de 3 a 8 meses. A vacinação atende ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT). A Secretaria de Agricultura e Abastecimento têm apoiado a campanha de vacinação da brucelose disponibilizando veículo e um funcionário para acompanhamento do Médico Veterinário (terceirizado) responsável pela aplicação da vacina. Para outras informações sobre a campanha de vacinação da Brucelose e para a marcação da vacinação entrar em contato com a SMAA pelo telefone 3279 3600 / Ramal 284.
 

Inseminação Artificial
Oferecemos aos agricultores 50% do custo total dos serviços e materiais. Quando a fêmea bovina entrar no cio o agricultor deve entrar em contato com a SMAA pelo telefone 3279 3600, ramal 251 para agendar a inseminação.
 

Serviço de Inspeção Municipal
Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que entre outros aspectos, libera a comercialização de produtos no âmbito municipal, além de legalizar e fiscalizar os produtos de origem animal (carnes, ovos, leite, pescado, mel e derivados), garantindo assim para os consumidores produtos saudáveis, com qualidade e com excelência na saúde pública.