menu
Portal Destaque
conteúdo principal

Descarte de Óleo de Cozinha

O óleo de cozinha é utilizado principalmente para fritar alimentos. Infelizmente, em muitos casos, esse óleo de cozinha usado em residências, bares e restaurantes acaba sendo jogado no ralo da pia ou mesmo nos vasos sanitários. Mas nenhuma destas formas está correta.

O QUE ACONTECE QUANDO O ÓLEO USADO É DESCARTADO NA PIA?
Quando o óleo usado é descartado na pia da cozinha o primeiro problema surge ainda no seu lar, com o entupimento das tubulações de esgoto. Mas não para por aí. Uma colher de sopa de óleo de cozinha pode contaminar até um litro de água. Isto pode acontecer quando o efluente/esgoto não passa por uma estação de tratamento (ETE), o óleo é então levado a rios e represas, causando a contaminação da água, e em outros casos contamina o solo.

O ÓLEO DEVE SER DESCARTADO DENTRO DO CONTAINER ORGÂNICO?
Não. Esta forma não é uma opção adequada para descartar o óleo de cozinha. Quando jogado junto ao lixo orgânico, acaba em lixões ou aterros e pode poluir o solo, sem contar que atrai ratos e baratas e pode causar doenças.
UMA OPÇÃO É DEIXAR ACUMULAR O ÓLEO DE COZINHA EM GARRAFAS PET, E DEIXARA AO LADO DO CONTAINER AMARELO (COLETA SELETIVA), NUNCA SE DEVE DEPOSITAR DENTRO DO CONTAINER.

DESCARTE CORRETO COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE
O descarte correto do óleo usado tem foco na sustentabilidade e permite que o mesmo seja reciclado e reutilizado. Quando destinado corretamente o óleo de cozinha pode ser transformado em biodiesel, pode entrar na composição de resinas para tintas, rações para animais, detergentes, sabão e glicerina.

PROJETO MAIS VIDA PARA TODOS
Em Flores da Cunha a população pode optar por descartar o óleo em um dos 19 pontos de coleta (clique aqui veja os pontos). O projeto é uma iniciativa do Rotary Club Flores da Cunha.